SAIBA PASSO-A-PASSO SOBRE O EMPREENDEDORISMO DIGITAL

0
181
O QUE É EMPREENDEDORISMO DIGITAL?
  • EMPREENDEDORISMO DIGITAL? O QUE É?

De acordo com o criador do conceito “EMPREENDEDORISMO“, Joseph Schumpeter em 1945, “EMPREENDEDOR” é alguém versátil, que possui as habilidades técnicas para saber produzir e é capitalista, pois consegue reunir recursos financeiros, organizar as operações internas e realizar as vendas de sua empresa.

De lá pra cá, muita coisa aconteceu e muitas definições foram refeitas, hoje uma das definições mais importante é dada pelo estudioso Robert D. Hisrich, em seu livro “Empreendedorismo”.

Empreendedorismo - definição do Robert D. Hisrich

 

No ramo empresarial o empreendedorismo é o processo de iniciativa que implementa novos negócios ou mudanças em empresas existentes, mas precisamente com a criação de empresas ou produtos novos que envolvem inovação e riscos.

O espaço virtual cresceu muito nos últimos tempos com a popularização da banda larga, proporcionando aos usuários não só um ambiente informacional, mas também entretenimento e diversão e grandes possibilidades de negócios. E o empreendedorismo digital atua diretamente nesse cenário.

  • INICIANDO COMO EMPREENDEDOR? VEJA COMO PROCEDER NO MERCADO DIGITAL

O empreendedor digital se encaixa na categoria de trabalhadores que buscam uma renda extra, fazer seu próprio horário trabalhando em qualquer local, e empresas que buscam novos clientes.

Há várias formas de trabalhar online, seja desenvolvendo um serviço ou produto e comercializando na internet, ou vendendo produto de terceiros, seja por blog ou site. Caso ainda não tenha desenvolvido um produto e mesmo assim queira entrar para o mercado digital, você pode vender produtos de terceiros se tornando um AFILIADO.

  • ESCOLHA DO NICHO

Seu sucesso será definido pela escolha do que será comercializado e é aí onde entra a pesquisa de mercado para definir o nicho que será escolhido. Levando em conta se:

  • É viável;
  • Existe mercado para o produto/serviço;
  • Se há pessoas dispostas a pagar pelo produto/serviço;

É aconselhável que no primeiro instante a escolha do nicho seja feita por afinidade, mas caso tenha um sócio que já tenham conhecimento de algum assunto, mercado, consumidor e etc, você pode promover o nicho dele sem que você tenha afinidade com o tema.

Escolher esse ou aquele nicho apenas pensando no retorno financeiro é um erro, o empreendedor terá sucesso fazendo aquilo que ama, e escolhendo algo que tem a possibilidade de grande retorno, mas se você não está satisfeito fazendo aquilo, isto pode ser uma das causas do seu fracasso lá na frente.

Logo, conhecer o mercado virtual, saber como ele funciona é uma das medidas para o empreendedor tomar a decisão de empreender.

  • O SEBRAE ESTÁ AI PARA TE AJUDAR

O SEBRAE possui uma cartilha “EMPREENDEDORISMO DIGITAL” em PDF, onde ajuda o empresário com um roteiro mental para definição de estratégias para iniciar o plano de ação. A cartilha mostra informações sobre as oportunidades do mercado virtual, o comportamento do empreendedor, o perfil do empreendedor digital brasileiro e entre outros assuntos. A Vertical Empreendedor fez esse post a partir das informações da cartilha.

Baixe a cartilha "EMPREENDEDOR DIGITAL" do SEBRAE.

  • APLICATIVOS SOBRE NEGÓCIOS VIRTUAIS

O SEBRAE também possui um aplicativo, com 438 ideias de negócios, chamado “IDEIAS DE NEGÓCIOS”, onde lhe ajudará a escolher seu negócio pelo nome, em ordem alfabética, ou marcando o nicho que deseja.

Aplicativo SEBRAE, "IDÉIAS DE NEGÓCIOS".

O aplicativo é ótimo, trará informações como: localização, mercado, equipamentos, investimento, capital de giro, custos, para cada tipo de negócio são diversas informações especificadas. Para lhe ajudar você pode baixar o aplicativo abaixo, em ANDROID ou IOS.

Download do aplicativo SEBRAE para ANDROID, "IDÉIAS DE NEGÓCIOS".

Download do aplicativo SEBRAE para IOS, "IDÉIAS DE NEGÓCIOS".

Para finalizar, são várias as vantagens de ter um negócio digital, além de se ter uma familiaridade com o meio digital, você terá um custo reduzido de investimentos inicial, vai necessitar de menor estrutura comparado ao mundo off-line, além de ter maior facilidade de trabalhar no meio digital, você terá mais facilidade também de achar novos mercados, terá grande velocidade nos negócios, entre várias outras vantagens.

Mas uma coisa é certa, terá muito trabalho, o mercado digital lhe exigirá ficar conectado grande parte do dia, além de ter um envolvimento muito maior nas redes sociais, no início pode ser que tenha dificuldade quanto a esses itens, mas com o tempo será superada.

Lembrando que o carro chefe do seu trabalho será seu marketing digital, e compreende-lo será essencial para o desenvolvimento do seu negócio virtual.

Conteúdo desenvolvido pelo verticalempreendedor.com.br. Gostou do post, não deixa de compartilhar com seus amigos, a Vertical agradece, boa leitura!

REFERÊNCIAS 

 DEIXE UM COMENTÁRIO

[Contato-form] [contato-campo label = tipo ‘Nome’ = ‘nome’ required = “1” /] [contato-campo label = ‘comentário’ type = ‘textarea’ required = “1” /] [/ contato -Formato]