EMPREENDEDORISMO DIGITAL – VEJA COMO FAZER UMA PESQUISA DE MERCADO

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EMPREENDEDORISMO DIGITAL - VEJA COMO FAZER UMA PESQUISA DE MERCADO

O QUE É EMPREENDEDORISMO DIGITAL?

Esta postagem é uma continuação da anterior SAIBA PASSO-A-PASSO SOBRE O EMPREENDEDORISMO DIGITAL, onde vimos o significado do empreendedorismo digital, vimos por onde começar, a escolha do nicho, e outras coisas, se você ainda não leu, vá la e confira.

 COLETA DE INFORMAÇÕES

Antes de mais nada o empreendedor precisa ter todas as informações ou o máximo possível que ele conseguir, como oportunidades de mercado, futuros clientes, custos e preços, legalização, fornecedores, concorrentes, financiamentos e etc. Essas informações podem ser levantadas sem muita dificuldade, até porque elas não são restritas. Vale lembrar que quanto mas tempo gastar agora fazendo todos os planejamentos, menos se gastará no futuro por falta do mesmo, seja tempo ou dinheiro.

O SEBRAE disponibiliza em sua Cartilha do Empreendedor fontes de pesquisa onde os interessados podem pesquisar.

Abaixo temos as FONTES DE INFORMAÇÕES PARA O PLANEJAMENTO DO EMPREENDIMENTO, recolhida na CARTILHA DO EMPREENDEDOR, disponibilizada pelo SEBRAE.

FONTE DE INFORMAÇÕES PARA O PLANEJAMENTO DO EMPREENDIMENTO. FONTE "CARTILHA DO EMPREENDEDOR - SEBRAE".
FONTE DE INFORMAÇÕES PARA O PLANEJAMENTO DO EMPREENDIMENTO. FONTE “CARTILHA DO EMPREENDEDOR – SEBRAE”.

FONTE CARTILHA COMO ELABORAR UMA PESQUISA DE MERCADO SEBRAE – FLUXOGRAMA PESQUISA DE MERCADO.

 

IDÉIAS DE NEGÓCIOS

Idéias de Negócios nada mas é do que a escolha do ramo e do nicho específico que o empreendedor deseja atuar. Na postagem anterior SAIBA PASSO-A-PASSO SOBRE O EMPREENDEDORISMO DIGITAL, vimos o significado do empreendedorismo digital, vimos por onde começar, a escolha do nicho, e outras coisas, se você ainda não leu, vá la e confira. E vale lembrar que tem outra cartilha e o link para baixar o aplicativo do SEBRAE, vale muito a pena conferir.

PESQUISA DE MERCADO

Para entender o mercado alvo as organizações/empreendedores precisam fazer a pesquisa de mercado, onde nela poderão entender as dinâmicas do mercado. É de vital importância identificar os fatores chaves de sucesso, as novas tendências em surgimento, as ameaças e oportunidades, assim como as incertezas, por que tudo isso vai contribuir para orientar da melhor forma possível a coleta de informações e suas devidas análises.

Onde o processo de pesquisa tem os seguintes pontos:

  • Definição do problema;
  • Objetivo da pesquisa;
  • Desenvolvimento do plano de pesquisa;
  • Coleta das informações;
  • Análise das informações;
  • Apresentação dos resultados;

Como dito anteriormente os dados não são restritos, onde a organização pode decidir se usará dados já disponíveis ou levantará seus próprios dados. A abordagem da pesquisa pode ser da seguinte forma:

  • Observação;
  • Grupo focal;
  • Levantamento;
  • Experimental;

O modo como vai se aplicar a pesquisa pode ser por questionário ou dispositivos mecânicos.

Uma vez que a pesquisa de mercado foi concluída, a empresa deve avaliar se realmente a oportunidade de negócio é viável.

Logistas e comerciantes dependem da pesquisa de mercado para determinar aquilo que os consumidores querem e quanto eles estão disposto a pagar.

PLANEJAR É DECIDIR DE ANTEMÃO QUAL É, E COMO SERÁ SUA VITÓRIA.

DEFINIÇÃO E MERCADO

Os economistas definem MERCADO hoje como o conjunto de compradores e vendedores que negociam determinado produto ou classe de produto, seja em loja física, na internet, telefone, televisão, em qualquer lugar. Mas antigamente o termo era designado ao espaço onde os vendedores e compradores se reuniam para trocar mercadorias por dinheiro.

Como toda empresa não consegue vender para todo mundo, a pesquisa de mercado lhe ajuda a direcionar seus esforços para um determinado mercado que esteja interessado em seu produto. Logo para cada mercado-alvo escolhido a empresa desenvolve uma oferta.

ANALISANDO AS DIMENSÕES DO MERCADO

Algo que as organizações buscam é a frequência com que o consumidor vai comprar dela, e saber as dimensões onde ela quer atuar é importantíssimo. Dimensões essas:

  • Tamanho atual e potencial do mercado;
  • Crescimento de mercado;
  • Estrutura de custo;
  • Sistema de distribuição;
  • Tendência e desenvolvimento;
  • Fatores chaves de sucesso;

TIPOS DE MÉTODOS DE PESQUISA DE MERCADO

São quatro tipos de métodos de pesquisa de mercado, temos a:

1.PESQUISA DE MERCADO QUALITATIVA;

2.PESQUISA DE MERCADO QUANTITATIVA;

3.TÉCNICAS DE OBSERVAÇÃO;

4.TÉCNICAS EXPERIMENTAIS;

PESQUISA DE MERCADO QUALITATIVA

  • Pequenos números pesquisados;
  • Busca por mais conteúdo e qualidade nas informações obtidas;
  • Analisa de informações subjetivas, estrutura de pensamento e conteúdos profundos;
  • Exemplo: grupo focal, com entrevistas profundas e técnicas de projeção;

PESQUISA DE MERCADO QUANTITATIVA

  • Generaliza para toda a população;
  • Usada normalmente para tirar conclusões;
  • Busca resultados estatísticos e analisa informações amplas e diversas;
  • Exemplo: inquérito, questionário e enquetes;

TÉCNICAS DE OBSERVAÇÃO

  • Observa um fenômeno social em seu ambiente natural;
  • Observações feitas de uma única vez, denominadas TRANSVERSALMENTE;
  • Observações feitas ao longo de um período determinado, denominada LONGITUDINALMENTE;
  • Exemplo: observação comportamental na internet para análise de produto com a utilização de cookies;

TÉCNICAS EXPERIMENTAIS

  • Cria e observa um ambiente artificial e controla os fatores espúrios, não reais. Assim podendo manipular suas variáveis da melhor forma possível;
  • Exemplo: laboratórios de compra e testes de mercados e mercearias;

Conteúdo desenvolvido pelo verticalempreendedor.com.br. Gostou da postagem, não deixa de compartilhar com seus amigos, a Vertical agradece, boa leitura!

REFERÊNCIAS

SAIBA PASSO-A-PASSO SOBRE O EMPREENDEDORISMO DIGITAL

PESQUISA DE MERCADO:

  • Aaker, David (2001). Administração Estratégica de Mercado (Porto Alegre: Bookman). p. 86.
  • Cobra, Marcos (2015). Administração de Marketing no Brasil (Rio de Janeiro: Elsevier). p. 138.
  • Aaker, David (2001). Administração Estratégica de Mercado (Porto Alegre: Bookman). p. 87.

SEBRAE. CARTILHA DO EMPREENDEDOR. 3. ed. rev. e ampl. – Salvador: Sebrae Bahia, 2009.